São Francisco do Sul
São Francisco do Sul está localizada no nordeste do estado de Santa Catarina. Possui cerca de 40 mil habitantes e detém o posto de maior PIB per capita do estado, com o equivalente – em 2002 – de pouco mais de 32 mil reais. Sua economia gira praticamente em torno do porto, um dos cinco maiores do Brasil em movimentação de contêineres, e também no turismo e em indústrias como a Arcellor Mittal. A cidade possui 12 praias, espalhadas por mais de 40km de litoral, para os mais variados estilos de pessoas. Há praias praticamente desertas ou praias com uma agitada vida noturna. Praias ideais para a prática do surfe, pesca, esportes náuticos ou também praias para quem quer apenas se refrescar. Algumas destas praias são banhadas pela Baía da Babitonga, um braço de mar que se estende praticamente até Joinville, e que em seu interior abriga 24 pequenas ilhas.
História
Cultura
Como não poderia deixar de existir, o Museu Histórico de São Francisco do Sul, instalado numa das edificações mais antigas da cidade, abriga vários objetos que remetem à história da cidade, como jornais e fotografias. O prédio onde está instalado o museu antigamente servia como Cadeia Pública e Câmara de Vereadores. Do lado de fora do museu estão expostos moinhos, máquina utilizada na fabricação de telhas e também um carro fúnebre do início do século XX.
Na Praia do Forte está instalado o Forte Marechal Luz (por isso o nome da praia), um forte militar construído em 1909 com o objetivo a fortificação militar da região. O forte é aberto ao público, e se situa no alto de um morro, possibilitando ao turista deslumbrar de uma paisagem maravilhosa.
A cidade também possui seu Mercado Público Municipal, inaugurado em 1900, que serviu por décadas como o centro comercial de São Francisco. Restaurado em 1976, hoje em dia o comércio ocorre apenas no interior do prédio, diversificando em produtos e serviços, porém com uma certa predominância de artesanatos e lembranças da cidade.
Para finalizar, a Igreja Matriz. Construída no século XVIII com um estilo veneziano, a Igreja Matriz passou por algumas modificações desde a sua construção. Foi construída com argamassa feita de mistura cal de conchas, óleo de baleia e areia. Originalmente havia nela apenas uma torre, porém mais tarde foi construída uma segunda torre na Igreja Matriz.